QUEM ME SEGUE

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"O Senhor te abençoe e te guarde,
O Senhor sobre ti levante o seu rosto ...
e te dê a Paz."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA.

A páscoa é uma festa cristã e foi celebrada pela primeira vez quando da saída do povo hebreu da escravidão no Egito. Conta-nos a Bíblia que cada família deveria tomar um cordeiro de um ano, sem defeito, sem mancha, para oferecer em sacrifício. Se a família fosse pequena se ajuntaria ao vizinho, sacrificariam o cordeiro e com o sangue marcariam os umbrais das portas de suas casa. Deveriam com apressadamente o assado, com os lombos cingidos, sapatos nos pés, cajado nas mãos...


Enquanto isso, o Senhor ferira a todo o primogênito do Egito, de homens aos animais, contudo na casa dos hebreus onde havia sangue aspergido a morte passou por longe. Daí em diante os egípcios pranteiam e choram seus mortos, da casa do Faraó a do menor servo, pois não havia uma só casa em que não houvesse um morto, e o povo hebreu aproveita a ocasião provincial divina e foge de Faraó, da escravidão de 400 anos e escapa das garras da morte, levando consigo o seu rebanho, o ouro e a prata dos egípcios, e do outro lado do Mar Vermelho canta: “Só o Senhor é Deus”.


O povo hebreu continuou celebrando a Páscoa todos os anos, como memória daquele dia em que saíram do Egito. Deus manda construir um Tabernáculo, uma Arca, levanta sacerdotes e só ele, o sacerdote, cumprindo todo um ritual, pode entrar no lugar santíssimo para oferecer sacrifícios pelo povo para expiação de seus pecados, uma única vez por ano. O tempo passa, com muitos sacrifícios de animais, sangue, ofertas queimadas, etc.. e isto chega às narinas de Deus.


Então, nasce Jesus, cresce, começa o seu ministério, fazendo o bem, curando os enfermos, libertando oprimidos, ressuscitando os mortos, ensinando o caminho, mas em cumprimento as profecias, na celebração da Páscoa, foi traído por Judas, um dos seus discípulos. Levado a presença de Pilatos a multidão pede insistentemente: Crucifica-o! Crucifica-o! É trocado por Barrabás, um assassino preso num motim.


Começa o seu sacrifício. O sangue do cordeiro de um ano, sem defeito, sem mancha, aspergido nos umbrais da porta da casa dos hebreus, apontava para o sacrifício de Jesus Cristo no calvário, que como “Cordeiro Ele foi levado ao matadouro, mas não abriu sua boca”, oferecendo-se, por amor, como sacrifício perfeito em resgate de toda humanidade. Ele morreu a pior das mortes, a morte de cruz, mas ressuscitou gloriosamente ao terceiro dia, para que tivéssemos vida. Ele está vivo, foi assunto ao céu, mas quer morar nos nossos corações. Ele é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jesus é a nossa Páscoa.


Para muita gente a Páscoa é o poderoso chocolate transformado em diversas formas, sabores e recheios: os famosos ovos de páscoa. Mas, a Páscoa é uma data linda, significa em hebreus passagem, da escravidão para a liberdade, e hoje embora impregnada pelo comércio, não obstante, não perde o sentido de liberdade, ajuntamento, confraternização, alegria, porque o sacrifício de Cristo no Calvário não foi em vão. Agora você pode ir a Ele sem a necessidade da intercessão de outrem. Como na Páscoa os hebreus foram livres da escravidão, Jesus é a nossa Páscoa que nos assegura nossa liberdade das garras do pecado e da morte.


FELIZ PÁSCOA A TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE.

Um comentário:

Carlos Barbosa disse...

Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade ! Sim , Jesus Cristo é a nossa páscoa, e graças ao seu sacrifício expontâneo e perfeito, feito no Monte Calvário, todos os seres humanos podem chegar a Deus sem a necessidade de intercessão de outrem, sendo assegurado mediante a fé, a liberdade das garras do pecado e da morte. Saudações em cristo Jesus !